A GEOGRAFIA DOS VOTOS E A CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DOS MANDATOS DE DEPUTADOS FEDERAIS DA ZONA DA MATA MINEIRA: UMA ANÁLISE DAS ÊNFASES DE MANDATO A PARTIR DE VARIÁVEIS POLÍTICAS E COMUNICATIVAS

Gustavo Fernandes Paravizo Mira, Paulo Roberto Figueira Leal, Luiz Ademir de Oliveira, Paula Emília Gomes de Almeida

Resumo


Este paper apresenta alguns resultados das análises eleitorais de 2014 e do conteúdo produzido em 2015 e 2016 a partir da trajetória política, do desempenho eleitoral e das postagens publicadas nas redes sociais pelos deputados federais com domicílio na cidade mineira de Juiz de Fora, na mesorregião da Zona da Mata, entre eles, Marcus Pestana, Júlio Delgado e Margarida Salomão. A partir da discussão epistêmica dos campos da comunicação e da política, desenvolve-se um aparato teórico-metodológico capaz verificar as especificidades dos mandatos. Neste sentido, confirmou-se a existência de diferentes padrões de acordo com as evidências geradas a partir da conjugação das variáveis supracitadas.


Texto completo:

PDF


 

O periódico está cadastrado no Diadorim - Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras, no Portal de Periódicos da ANPOCS - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciências Sociais, no indexador internacional Journals For Free, no Livre e no Sumários.org.

       




CSOnline - Revista Eletrônica de Ciências Sociais da UFJF - ISSN 1981-2140 -