PRESENÇA DAS ORGANIZAÇÕES POLÍTICO-PARTIDÁRIAS E AS COLIGAÇÕES NAS 10 MAIORES CIDADES DA MESORREGIÃO SUL E SUDOESTE DE MINAS GERAIS: UMA SÉRIE HISTÓRICA 2000 A 2016.

Zara Rego de Souza, Antonio Carlos Andrade Ribeiro

Resumo


Este trabalho apresenta uma análise descritiva da inserção dos partidos políticos brasileiros na Mesorregião do Sul e Sudoeste de Minas Gerais. Consideramos a presença das legendas nos 146 municípios e a análise de coligações eleitorais formadas nas 10 maiores cidades da região. Analisamos as informações sobre as eleições municipais ocorridas nos anos de 2000, 2004, 2008, 2012 e 2016 disponíveis no sítio do TSE utilizando a linguagem R e o Software Pajek. Comparamos o desempenho dos partidos políticos nas eleições municipais considerando o número de cadeiras legislativas e prefeituras conquistadas. O estudo permitiu a construção de um painel com a evolução das organizações político-partidárias na mesorregião. A partir da descrição dos dados identificamos tendências do comportamento organizacional que serão investigadas em outras etapas da pesquisa sobre a atuação dos partidos políticos na região.

Texto completo:

PDF


 

O periódico está cadastrado no Diadorim - Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras, no Portal de Periódicos da ANPOCS - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciências Sociais, no indexador internacional Journals For Free, no Livre e no Sumários.org.

       




CSOnline - Revista Eletrônica de Ciências Sociais da UFJF - ISSN 1981-2140 -