A Imaginação Sociológica e o sul de Minas

Breno Rafael da Costa, Bruna Motta dos Santos, Zara Rego de Souza, Samira Cristina Silva Pereira, Jonas Roque Bendassoli, Marcelo Rodrigues Conceição, Antônio Carlos Ribeiro Andrade

Resumo


Esse trabalho tem como objetivo apresentar os resultados da pesquisa sobre o mercado de trabalho desenvolvida pelo projeto de extensão “A imaginação sociológica e sul de Minas”. A imaginação sociológica diz respeito a percepção do modo como a vida particular dos sujeitos está intimamente vinculada a contextos sociais mais amplos. Segundo Mills, o indivíduo só pode compreender sua experiência, sua vida e avaliar seu próprio futuro localizando-se dentro da sociedade e da história mundial, passando, dessa forma, a ter noção de suas possibilidades e de seu papel enquanto sujeito. Tomando por base essa questão, esse trabalho pretende apontar maneiras de instigar a imaginação sociológica na sociedade sul-mineira, em especial nos alunos da Educação Básica, por meio da apresentação de dados secundários sobre o mercado de trabalho. Ao adquirem a compreensão de aspectos relativos ao mercado de trabalho, pretende-se causar nos alunos algum tipo de inquietação e despertar a capacidade de identificar as conexões entre cenários mais amplos e as esferas mais privadas da vida social. 


Texto completo:

PDF


 

O periódico está cadastrado no Diadorim - Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras, no Portal de Periódicos da ANPOCS - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciências Sociais, no indexador internacional Journals For Free, no Livre e no Sumários.org.

       




CSOnline - Revista Eletrônica de Ciências Sociais da UFJF - ISSN 1981-2140 -